Ori-Futuro - Onde queremos que a Orientação esteja em 2020 ?!?
|
Post: #33
|
|||
|
|||
O futuro da Orientação dependerá da sua capacidade de penetração nas Redes Sociais!!!
Olá novamente
![]() Duas peças num só dia é obra mas se o assunto motiva ![]() Já vos tive oportunidade de dizer que a Revolução Digital nos media (leia-se conteúdos digitais e interactividade) veio tornar mais "fácil" comunicar a Orientação ou pelo menos, mais fácil para o espectador de seguir e compreender o fenómeno. O facto de ser possível definir digitalmente o espaço onde decorre a acção (terreno+mapa) e de seguir instantaneamente a posição dos atletas já está a tornar a Orientação num espectáculo digital com audiência global via internet. ![]() Estes primeiros passos, são experiências que tem grande importância para as modalidades desportivas que se desenvolvem na natureza (na Vela as regatas internacionais já são exibidas em directo via Internet) e que tem grande handicap em relação à presença de espectadores presenciais e por isso, importa criar condições para que eles possam assistir remotamente à acção tornando-se espectadores virtuais. É natural, que esta evolução leve a que para além da internet, a televisão digital e os novos dispositivos de comunicação móvel comecem a interessar-se por exibir conteúdos de orientação (esse é o caminho da segmentação dos conteúdos que está actualmente em marcha). Dois exemplo práticos de segmentação de conteúdos que conhecemos são o OrIOASIS e World of O em que numa pagina devidamente organizada nos aparece o que, os autores/gestores dessas paginas segmentaram apartir de vários "providers" de acordo com os seus interesses e que julgam representar uma média dos interesses dos Orientistas que visitam as suas paginas. No futuro, todos nós e de acordo com os nossos gostos/interesses teremos capacidade de seleccionar o que quotidianamente consumiremos de conteúdos informativos, entretenimento e formativos - e isso nos mais diversos interfaces homem-maquina, televisão incluído. Por isso, o que irá passar a atrair os "consumidores" de desporto, nomeadamente os da Orientação, será a qualidade dos conteúdos e a sua disponibilidade. Assim será fundamental para a modalidade ter os seus agentes (atletas, clubes, dirigentes, "trovadores", fotógrafos, etc..) a "mostrarem-se" e a interagir com os espectadores via "blogs", "facebook", "twitter","flikr", "youtube", etc.. . Alguns terão a sua qualidade reconhecida e apreciada, o ORIENTOVAR é um desses bons exemplos, outros serão puros exercícios de "narcisismo", no entanto não devemos temer pois o "mercado" (leia-se espectadores interactivos ou "interespectadores"?) se encarregará de separar o trigo do joio ! ! ! Mais uma vez, chamo a atenção para a importância da utilização correcta da lingua(gem) na formulação dos conteúdos que pretendemos disponibilizar. Não interessa falar "orientes" (calão Orientista) para o grande público, nem falar de "grandes aventuras ou desafios" em matérias que se destinem a crianças, ou falar de matérias de interesse internacional em língua Portuguesa. Ou seja, temos cada vez mais que objectivar a nossa comunicação e ser capazes de com pouco dizer muito !!!! Para amanhã está prometido um final "escaldante", quiça quente de mais para as extremidades auriculares de alguns (ir)responsáveis ![]() Bom resto de fim de semana, Alexandre |
|||
« Next Oldest | Next Newest »
|