Current time: 04-16-2024, 06:17 AM Hello There, Guest! (LoginRegister)


Post Reply 
 
Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Alto Rendimento e Representações Nacionais
01-05-2011, 04:50 PM
Post: #1
Rainbow Alto Rendimento e Representações Nacionais
Caros(as) Orientistas,

A abordagem da Administração Pública(AP) em relação ao Alto Rendimento e às Representações Nacionais mudou drasticamente nos dois últimos anos. No entanto esta evolução foi descurada pela Orientação e houve recentemente a necessidade imperiosa de corrigir rotas e sobretudo criar condições para que o novo paradigma do Alto Rendimento seja implementado na Orientação com eficácia e eficiência.

Para modalidades como a nossa os Objectivos anuais do Alto Rendimento (e por essa via das Representações Nacionais) passam "quase" exclusivamente pelos Campeonatos da Europa e do Mundo (Júnior/Jovens e Absolutos) das respectivas disciplinas e distancias/tipos.

Para o financiamento da AP ao nosso projecto de Alto Rendimento e Representações Nacionais contam quase em exclusivo os atletas com classificação A, B ou C e mesmo assim só contam se o projecto mostrar sustentabilidade e credibilidade nos objectivos propostos e contratualizados.

Dito isto, é bom que TODOS (atletas, treinadores, clubes, familiares, amigos, fans, etc) se consciencializem que o caminho em frente é muito, mas mesmo muito exigente e irá porventura destruir sonhos e aspirações legitimas.

Por isso, a Direcção da Federação, a Direcção Técnica (hoje finalizada) e as Comissões Técnicas das quatro disciplinas já iniciaram ou estão a iniciar os seus planos para conduzir a Orientação nesta nova Aventura.

Uma coisa é certa o caminho é estreito e de uma enorme dificuldade e por ele só os melhores conseguirão realmente passar!!!

Venham de lá os vossos comentários.

Um excepcional 2011WinkWink;Cool,

Alexandre

P.S: Prometidas estão para este mês várias iniciativas de apresentação do plano geral e sectoriais por disciplina e sobretudo, a realização das baterias de avaliação física dos atletas (classificados e "talentos").

P.S2: Um talento é entendido como um atleta júnior/jovem e sénior com potencial (comprovado) para se classificar.

P.S3: A AP não reconhece, no âmbito do AR e RN interesse nas classes de idade mais jovens e mais velhas que as duas já mencionadas e por isso os Veteranos não são considerados.
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
01-05-2011, 10:40 PM
Post: #2
RE: Alto Rendimento e Representações Nacionais
Fico contente por ver alguma luz ao fundo do túnel!!

Cumps,
Diogo Miguel
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
01-06-2011, 09:15 PM
Post: #3
RE: Alto Rendimento e Representações Nacionais
Eu também gosto de saber que estão a tentar melhorar as condições dos atletas que têm aspirações a ir a competições internacionais ao serviço da selecção; mas achei isto um pouco vago...
Creio/espero que as minhas dúvidas se irão dissolver quando se falar em particular da orientação pedestre...

Dúvidas tais como:
-Existe/Existirá grupo de selecção?
-Quem está incluído no grupo de selecção?
-Quais os critérios para entrar no grupo de selecção?
-Quantos/Quando serão (se existirem) os estágios para grupo de selecção?
-Quais são as competições internacionais que as selecções nacionais irão?
-Continuarão a existir os estágios "ORI-JUNIOR"?
-...

Bom trabalho
Obrigado
RM

Rafael Miguel Ori-Estarreja FPO:4103 H20
“Training yourself to master the method…” “Full speed – no mistake” -> Thierry Gueorgiou
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
01-09-2011, 04:48 PM
Post: #4
RE: Alto Rendimento e Representações Nacionais
Caros Rafael e Miguel,

Algumas respostas telegráficas:

-Existe/Existirá grupo de selecção?
Sim, nas várias disciplinas.

-Quem está incluído no grupo de selecção?
Os atletas já classificados nos 3 niveis (e os que estão a aguardar deferimento do IDP) e os "talentos" que cumprirem os critérios a fixar este mês pela Direcção sob proposta da Direcção Técnica Nacional.

-Quais os critérios para entrar no grupo de selecção?
Haverá critérios claros e verificáveis através de uma bateria de testes fisiológicos para todos e que permitirão o acesso, a manutenção ou ditarão a saída dos atletas dos grupos de selecção.

-Quantos/Quando serão (se existirem) os estágios para grupo de selecção?
Estão previstos estágios no plano de preparação.

-Quais são as competições internacionais que as selecções nacionais irão?
Campeonatos do Mundo e da Europa, pois são aqueles que as politicas nacionais apostam e financiam (vide legislação no site do IDP).

-Continuarão a existir os estágios "ORI-JUNIOR"?

Sim!

De certeza que há mais questões por isso não se acanhem e questionem SFF.

Por fim lanço-vos duas questões que todos vocês (atletas classificados e talentos) terão de ser capazes de responder?

Qual é a classificação que honestamente me comprometo a alcançar nos WOC e JWOC deste ano?

O que é que eu precisava mudar na minha vida para apartir de Outubro de 2011 ser um atleta de alto rendimento nível A?

Vão reflectindo porque a resposta não é simples, nem imediata.

Um abraço,

Alexandre
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
01-09-2011, 07:26 PM
Post: #5
RE: Alto Rendimento e Representações Nacionais
Alexandre,
Quem são os atletas já classificados? Eu julgava que só tínhamos 1 (nível A), mas depreendo da tua resposta que temos mais. É assim?
Obrigada,
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
01-09-2011, 09:25 PM
Post: #6
RE: Alto Rendimento e Representações Nacionais
Boa noite.

-Qual é a classificação que honestamente me comprometo a alcançar nos WOC e JWOC deste ano?
Bom, o meu objectivo principal para o ano 2011 será o EYOC (que não está contemplando na questão, mas irei responder à mesma). No EYOC tenho como objectivo pessoal ficar nos 15 primeiros no SPRINT e uma muito boa classificação na longa seria também um TOP15. Na longa isto será muito difícil, mas ficaria muito contente com um TOP 20 nessa distância. Quanto à estafeta creio que poderemos ter uma equipa muito boa, e talvez consigamos bater ou igualar o resultado do EYOC 2010 (10ºlugar).
Também tenho como objectivo o apuramento para o JWOC 2011. O EYOC será na Républica Checa e o JWOC será na Polónia. Ir de uma competição para a outra seria muito bom...
Quanto à classificação do JWOC ainda não sei bem o que esperar, teria de pensar mais sobre o assunto antes me comprometer...
Claro que para alcançar tais objectivos é necessário o apoio técnico da FPO através de estágios (muitos de preferência...).

-O que é que eu precisava mudar na minha vida para apartir de Outubro de 2011 ser um atleta de alto rendimento nível A?

-Teria de passar a treinar duas vezes por dia algumas vezes por semana, o que seria a mudança mais significativa;
-Seria necessário o apoio do meu clube e da FPO a nível de treino técnico. Seriam necessários muitos treinos técnicos (pelo menos duas vezes por semana...) para evoluir tecnicamente.

Para o ano (Setembro 2011) com ingresso na UNI a minha vida vai mudar completamente. Só aí irei saber até que ponto posso cumprir com o que está escrito acima.

Esta época tenho-me sentido bastante motivado para treinar. Este será o meu último ano no EYOC e gostava de fazer algo especial.


PS: À uns tempos foi enviado um email aos atletas do grupo de selecção afirmando que quando fossem definidos 'os requisitos' de ingresso num dos estatutos de atleta de alta competição nos seria comunicado.
Até agora ainda não recebi mais nada. Aproveito, portanto, para perguntar quais os requisitos necessários para adquirir o percurso de alta competição (creio que agora se chama nível A,B ou C).

Obrigado

Rafael Miguel Ori-Estarreja FPO:4103 H20
“Training yourself to master the method…” “Full speed – no mistake” -> Thierry Gueorgiou
Find all posts by this user
Quote this message in a reply
01-10-2011, 05:51 PM
Post: #7
RE: Alto Rendimento e Representações Nacionais
Caros Orientistas

Embora este seja um assunto transversal a todas as disciplinas da Orientação, vou tentar dar resposta a todas as questões, mas separadamente para a Orientação Pedestre e para a Orientação em BTT. Por isso, fá-lo-ei não aqui no Fórum Geral mas sim no Fórum de cada disciplina, começando desde já pelo da Orientação Pedestre, que vos convido a visitar.

António Aires
Director Técnico Nacional
Quote this message in a reply
Post Reply 


Forum Jump:


Contact Us | OriOasis | Return to Top | Return to Content | Lite (Archive) Mode | RSS Syndication